A azia na gravidez faz parte do pacote de incômodos que as futuras mamães sentem neste momento tão especial de suas vidas, não precisa se preocupar.
Veja mais detalhes desde problema recorrente entre as grávidas.
O que causa a azia durante a gestação?
Durante a gestação muitas coisas mudam no corpo da mulher, principalmente na forma como os órgãos da região abdominal são organizados. Também é recomendável que você confira O que causa azia (veja entrevista) para saber quais as demais possíveis causas dessa situação comum quando não é o caso de gravidez.
Aliado a isto, temos várias mudanças hormonais durante a gravidez, o que acaba causando a azia, refluxo e ânsias.
A ingestão de alimentos pesados pode levar à sensação de azia facilmente em uma mulher grávida, pois seu sistema gástrico fica mais sensível aos alimentos.
Alimentos com cheiros fortes podem desencadear a azia também, além de alimentos que possuam cafeína em sua composição.
Um dos maiores erros das gestantes é o de comer normalmente durante a gravidez, o que gera muito desconforto gástrico e refluxo por conta da compressão do estômago. Um estudo científico mostrou que cerca de 70% das grávidas sentem azia durante a gravidez, sendo considerado algo comum.
Como amenizar os sintomas da azia
Uma dica de ouro que muitos especialistas recomendam é fracionar bem suas refeições, comendo a cada duas horas.
Esta técnica permite que seu estômago funcione bem, levando em conta sua compressão causada pelo bebê.
Procure também não se deitar após as refeições, pois pode piorar muito o refluxo, aumentando a sensação de desconforto.
Evite o máximo que puder alimentos que contenham cafeína em sua composição, pois podem irritar seu estômago, levando à piora da azia.
Busque aumentar a variedade de fibras, vegetais e frutas para manter um sistema gástrico saudável e diminuir os sintomas da azia.
Se o refluxo durante a gravidez for muito forte, eleve a altura da cabeceira da cama para evitar a sensação de que a comida está voltando enquanto estiver deitada.
Confira mais informações no Link para a referencia |